segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vida e Obra

Vida





                 George Berkeley nasce em 1684 na Irlanda, filho de pais luteranos. Faz seus estudos no Trinity College em Dublin e publica duas de suas mais importantes obras com apenas 25 e 26 anos de idade: o Ensaio Para uma Nova Teoria da Visão, em 1709, e o Princípios do Conhecimento Humano, em 1710. Berkeley faz várias viagens pela Europa como tutor de filhos de aristocratas ingleses. Recebendo uma inesperada herança, planeja a fundação de um colégio missionário nas ilhas Bermudas. Em 1728, após receber do governo inglês a promessa de uma soma complementar para a realização de seu projeto, Berkeley parte para os Estados Unidos, onde reside por três anos em Newport, Rhode Island. Não recebendo o financiamento prometido, Berkeley volta à Inglaterra e a partir de 1732 passa a exercer funções de prelado Luterano na cidade de Cloyne, Irlanda, até sua morte em 1753. Outras obras importantes de Berkeley: Sobre o Movimento (1721); Alcyphron (1732); Teoria da Visão Defendida e Explicada (1733); O Analista  (1734);  Siris (1744).






 Obras 


                                         Em inglês (original):


     - The Works, editado por A. C. Fraser, em 4 volumes,  com biografia e cartas de Berkeley. Oxford: Oxford,1871;


     - Collected Works em 9 volumes,  editado por Arthur Aston Luce and T.E. Jessop, Londres: Nelson, 1957;


     - Philosophical Works: Including the Works on Vision. Editado por Michael R. Ayers, Oxford: Everyman's Library, 1975.


                                         Em francês:


- Berkeley, George, Oeuvres Choisies em 2 volumes, tradução, prefácio e notas de André Leroy. Paris: Aubier Ed.Montaigne, 1961.


- Oeuvres / Berkeley ; edição publicada sob a direção de Geneviève Brykman e com a colaboração de Dominique Berlioz-Letellier, Michelle Beyssade, Jean-Marie Beyssade, Michel Blay, Laurent Déchéry, Marilène Phillips. Paris: PUF, 1985.


                                         Em espanhol:


- Berkeley, George:  Ensayo sobre una nueva teoría de la visión y Tratado  sobre  los  principios  del  conocimiento  humano trad. Felipe González Vicen, Buenos Aires-México: Espasa-Calpe, 1948.


                                         Em português:


- Tratado sobre os princípios do conhecimento humano e Três diálogos entre Hilas e Filonous. SP: Abril Cultura,1980, Tradução de Antonio Sergio, Coleção "Os Pensadores".






                                         Obras sobre Berkeley (em Português):


- David Berman. Filosofia experimental de Berkeley - São Paulo: Unesp, 2000.


- Paul Strathern.  Berkeley em 90 minutos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2003.





                                             Audiovisuais


- À Primeira Vista (At First Sight, EUA, 1999) filme de Irwin Winkler, baseado em um caso clínico de Oliver Sacks relatado no livro Um Antropólogo em Marte.


- Janela da Alma, documentário de João Jardim e Walter Carvalho, Europa Filmes, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário